APP ou PWA: quais os pontos fortes e fracos de cada tecnologia?

Muitas são as dúvidas em relação ao APP e ao PWA quando falamos em Marketing Digital. Em especial, sobre quais são os pontos fortes e fracos destas duas tecnologias.

Sem dúvida, para quem quer alavancar no Marketing Digital é essencial contar com um APP ou, então, um PWA.

E, obviamente, as duas tecnologias têm suas vantagens e desvantagens. Escolher entre um APP e um PWA vai depender do que você procura, do que você precisa, quer, tem disponibilidade, et.

Primeiramente, vamos falar brevemente sobre o PWA. Esta tecnologia, Progressive Web App, vem crescendo mais nos últimos anos. Ele reúne recursos dos APP’s nativos com a acessibilidade de websites.

Já o APP é um antigo conhecido, desde a chegada dos smartphones no mercado.

A seguir, você confere um breve comparativo entre as duas tecnologias, ma que lhe ajudarão a optar por uma delas.

APP ou PWA: comparativo

  • Instalação e Download do APP e do PWA

Em relação à instalação e ao download destas duas tecnologias, o PWA é mais vantajoso, pois pode ser baixado diretamente em um PC, por meio do navegador.

Também, com um PWA é possível facilmente criar um atalho para acessar os recursos mais rapidamente. E dispensa os updates para atualizar as versões.

Já a instalação e a download do APP requer que o usuário entre em lojas de aplicativos, como a Play Store ou a App Store. Além disso, é preciso fazer a autorização do APP e aguardar updates, quando há atualizações.

  • Performance do APP e do PWA

Aqui, em relação do desempenho, o APP costuma ser mais vantajoso. Isso porque eles carregam mais rapidamente.

Porém, a performance do PWA também é positiva, pois há scripts em segundo plano e separados da página web. Assim, é possível gerenciar a tecnologia mesmo estando off-line.

Outra característica dos PWA’s é a possibilidade de sincronizar dados junto a algum servidor remoto. Assim, depois de ser acionado no PC, pode ser usado mesmo off-line ou até em condições não muito favoráveis de rede.

  • Consumo de energia

Por outro lado, PWA funciona por meio de um navegador. Assim, o PWA gera um consumo maior do que o APP.

Acessos e Funções do APP e PWA

Confira acessos e funções e quais estão disponíveis ou são melhores para APP ou para PWA.

Primeiramente, vale ressaltar que os PWAs são encontrados por meio de mecanismos de busca. Enquanto isso, encontramos um APP apenas em lojas.

  • Espaço no armazenamento: o PWA ocupa muito menos espaço no armazenamento do aparelho celular do que o APP.

Notificações Push: as duas tecnologias possuem notificações push. E ela é muito útil, em especial, para empresas.

São notificações enviadas ao usuário do APP ou PWA de acordo com parâmetros configurados.

  • Geofencing: está disponível apenas em APPS. Este recurso se trata de uma função de marketing, na qual se define um local ou uma área. Assim, quando um usuário adentra em tal espaço, o seu aparelho de telefone celular recebe notificações.

Tal notificação é interessante para incentivar o usuário entrar em um local, conferir promoções, etc.

  • Atualização: Muitos dos APP’s precisam de permissão e levam mais tempo para atualizar. Já o PWA atualiza novas versões sozinho e de forma automática.

Afinal, qual é o melhor: APP ou PWA?

Conforme já abordamos, as duas tecnologias têm os seus pontos fortes e fracos, assim como vantagens e desvantagens.

Então, para escolher entre um APP e um PWA é preciso considerar todas as características que foram possíveis conhecer acima.

Dicas para escolher

Mas, você pode contar com algumas dicas na hora de fazer a opção por um APP ou PWA.

Caso você seja novato no mercado e quer algo mais simples para alavancar negócios, o PWA costuma suprir esta necessidade. Mesmo porque o PWA não necessita de download e possibilita a interação com o usuário pelas notificações push.

Os PWAs são mais baratos. Também necessitam de menos tempo para serem desenvolvidos.

Por outro lado, se você quer dar ainda mais visibilidade ao seu negócio, contar com um APP costuma alavancar muito mais a confiança do mercado.

Resumindo: APP X PWA

  • PWA: quer algo mais simples e barato, está começando a investir no Marketing Digital, deseja mais alcance da sua marca.
  • APP: quer dar mais credibilidade a sua marca, deseja ter seu aplicativo publicado em lojas de APP’s, quer recursos mais avançados, tem bastante capital para investir.

De qualquer forma, tanto o APP quanto o PWA são opções que oferecem ótimas experiências. E ao que tudo indica, vieram para ficar!

Escreva sua revisão

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

CARRINHO

X
Enable Notifications    OK No thanks