Os benefícios das aplicações PWA – Progressive Web App

A interação entre usuários e aplicativos já é uma realidade e, em muitos casos, um dos diferenciais para atrair pessoas. Um dos mais recentes recursos que visam melhorar a experiência de um usuário numa página da web é chamado de Progressive Web Apps. Estamos falando de uma espécie de mescla entre uma página web e um aplicativo.

O objetivo quanto à utilização dos chamados PWA é bastante simples: melhorar cada vez mais a experiência de um usuário ao acessar uma página web ou os recursos de um aplicativo nativo. Dessa forma, estamos falando de disponibilizar mais recursos que propiciem uma melhor interação entre o usuário e a página que ele está acessando sem que uma aplicação complexa esteja rodando no seu aparelho. Ou seja, ao acessar a página web em questão o usuário teria a impressão de que está num aplicativo.

Um bom PWA deve estar de acordo com as seguintes características:

  • Sua utilização independe do browser bem como do dispositivo utilizado pelo usuário;
  • Envio de push notifications, que são notificações enviadas para o usuário de forma a mantê-lo conectado;
  • Também funcionam quando o usuário está offline;
  • São atualizados de forma automática;
  • Os PWA também podem ter um ícone na tela principal do seu dispositivo;
  • Por fim, a experiência oferecida pelos PWA é bastante semelhante à de um aplicativo nativo, ou seja, possuem acesso à câmera e a galeria, geolocalização e contatos.

Um dos pontos mais importantes ao se implementar uma nova tecnologia na sua página web, seja ela um blog ou até mesmo uma página que você utiliza para os seus negócios, é saber quais as vantagens que esse recurso trará consigo. Saiba que ao utilizar um aplicativo nativo o usuário tem que seguir alguns passos como buscar o app, iniciar a aplicação, em alguns casos efetuar um cadastro pessoal para só depois interagir e compartilhar. Em cada um desses processos é possível perder até 20% do público alvo. As aplicações web diminuem essas etapas e o resultado direto é uma menor perda de usuários.

Além disso, também podemos destacar que os custos de desenvolvimento de um PWA são bastante inferiores quando comparado ao aplicativo convencional. Além de possuir uma estrutura mais simples um PWA é apenas uma plataforma que estará acessível para os seus usuários ou público alvo, não vai depender do dispositivo que eles estão usando.

Outro ponto importante é que inserir um PWA em sua página web não exigirá grandes alterações no código do site, o que acaba evitando erros e futuros problemas com a sua página. As aplicações PWA utilizam linguagens de programação muito conhecidas e de fácil utilização nos dias de hoje: HTML, CSS e Javascript. Também não podemos destacar o fato de serem aplicações leves, sendo que em geral um PWA possui menos de 1 MB.

O suporte à utilização offline também merece destaque. Essa característica das aplicações PWA permite com que o usuário continue tendo as experiências que sua PWA oferece mesmo estando desconectado da internet. Ou seja, você consegue manter o seu usuário interagindo com sua página mesmo de forma offline.

Com isso, fica evidente que as aplicações PWA podem ser uma grande aliada na busca de novas interações entre página web e usuário. Um PWA deve ter como principal objetivo ser bastante rápido, eficiente e responder de forma simples quando o assunto é interatividade por parte do usuário.

Escreva sua revisão

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

CARRINHO

X